terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cobre em Joias , alimentos e roupa....... para sua saude

Cobre em jóias e alimentos poderiam diminuir os efeitos da artrite

Diversos estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em cobre, suplementos com o mineral ou o uso de jóias deste material poderia reduzir o desenvolvimento e progresso da artrite, tanto a reumatóide como a osteoartrite.
Embora os cientistas ainda não comprovem sua totalidade, quem o experimentou sentiu diferenças reais, por isso não perderia nada em prová-lo.
Embora os imãs e diversos metais tenham sido usados desde os tempos antigos como uma forma de tratar as dores e inflamações, estes foram descobertos recentemente pelo homem moderno. Assim, faz alguns anos, muitas estrelas de televisão, doutores e figuras esportivas adotaram esses métodos naturais de cura.
Entre alguns produtos de alívios de dor de diversos metais, destaca-se o alivio de dores de cabeça, doenças pré-menstruais e fadiga. No entanto, sem dúvida, o que teve mais sucesso e recepção entre as pessoas é o positivo efeito que o cobre pode produzir em pessoas com artrite.

Muitos são os doentes que usam soluções de cobre na pele ou utilizam braceletes de cobre na esperança de que estes aliviem a dor e a inflamação, associando-a com o metal nesta dupla condição de ajuda. Os estudos de sucesso com estes métodos são variados, mas uma pesquisa que começou nos anos 70 até agora, demonstrou que os braceletes de cobre cumprem melhor seu papel de aliviadores da dor do que os braceletes sem cobre utilizados como placebo.

Embora a idéia possa parecer fantasiosa, que o cobre pudesse aliviar as conseqüências da artrite, ela é fundamentada cientificamente. O cobre é o responsável por manter o equilíbrio de outros metais no corpo, tais como o Zinco ou Molibdênio, participa em reações químicas como a ativação da Melanina, absorção do ferro e a neutralização dos radicais livres. Além disso, ajuda no correto funcionamento do sistema imunológico.

Ainda que os braceletes de cobre e outras jóias similares sejam os mais utilizados, uma alimentação rica neste mineral também ajuda, já que a dieta, tanto na artrite reumatóide como na osteoartrite, é outro fator importante. Neste sentido, os alimentos ricos em cobre ajudam a fortalecer os tecidos conectivos, cuja função primordial é sustentar e participar da integração sistêmica do organismo. No caso da artrite, que é uma doença caracterizada por provocar inflamação nas articulações, o bom funcionamento do sistema conectivo é fundamental.

Embora ainda não se conheçam todas as formas onde o cobre pode ser benéfico, as pesquisas demonstram que é uma excelente cura para os casos de inflamação. Neste caso, para a artrite é fundamental, já que ajuda à desinflamação das articulações, mas também é importante no alivio e cicatrização das queimaduras e, inclusive, ajuda a diminuir os sintomas das alergias.

Fonte: http://ezinearticles.com/ - http://arthritis.about.com/od/copper/




C o b r e



HARMONIZA OS NERVOS - PROTEGE DE MEDO E ANGÚSTIAS
ABSORVE A RADIAÇÃO DA ÁGUA E DA TERRA

Grupo: CU Dureza: 2 - 3 Materiais de Origem: Cobre.
Coloração: Vermelho-acobreado, laranja-avermelhado.
Locais onde e encontrada: Peru, Chile, EUA, Canadá, Escandinávia, África.

Crenças e Mitos:

O cobre é um dos principais metais da história da humanidade. Armas, recipientes e até dinheiro eram feitos de cobre. O cobre é inseparável da nossa era tecno-eletrônica. Praticamente todas as instalações eletrônicas são de cobre. As faculdades anti-radiotivas e curativas do cobre, porém, já eram conhecidas desde a Idade Média.
Efeitos terapêuticos para o corpo:

O cobre possui grandes qualidades de cura do sangue e da circulação. Fortalece o sistema imunológico e previne febre, infecções e calafrios. O cobre é um metal forte. que auxilia a mulher durante a menstruação. Harmoniza os centros nervosos do cérebro e auxilia no tratamento de doenças reumáticas da musculatura e das articulações. Também ameniza distúrbios mentais psicossomáticos que. freqüentemente, levam a distúrbios da potência, angústias ou fortes suores noturnos. Além disso, o cobre é um metal muito forte de proteção às radiações da terra e da água.

Pessoas que sofrem de insônia. distúrbios do sono e sensibilidade a mudanças meteorológicas, deveriam usar uma peça de cobre natural no pescoço ou embaixo do colchão.

Indicado para:

Sangue, circulação, sistema imunológico, febre, infecções, calafrios, menstruação. centros nervosos do cérebro, doenças reumáticas da musculatura e das articulações, distúrbios mentais psicossomáticos, angústias, suores noturnos, sensibilidade a mudanças meteorológicas, radiação da terra e da água.

Efeitos terapêuticos para a psique:

O cobre fortalece a autoconfiança do seu usuário, transmite coragem e fomenta o poder de decisão.
Pessoas que se sentem enganadas ou inseguras deveriam sempre trazer consigo uma pepita de cobre.
Peças de cobre maiores, colocadas em casa, podem harmonizar toda a aura familiar. O cobre purifica e harmoniza todos os chacras. Durante a meditação, a energia penetra a alma e dissolve bloqueios. que passamos a reconhecer como sendo problemas pessoais e libertando-nos dos mesmos.

Indicado para:

Autoconfiança, coragem, poder de decisão. harmonização da família, harmoniza todos os chacras, purificação, dissolve bloqueios, resolve problemas

Formas existentes:

Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão, pulseiras,anéis.

Fonte: Prevenção e cura com as pedras - Karl Stark -Werner E. Méier
Editora Robafim Ltda. Rio de Janeiro


FEIJÕES QUE CONTEM COBRE
PODEM AJUDAR SEU CEREBRO















Os feijões não são somente um delicioso prato para degustar, são também bons para o cérebro. De acordo com a pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os feijões são uma boa fonte de cobre. Uma xícara fornece quase 20 por cento das necessidades diárias.
O nutriente é conhecido por ter um papel importante no transporte de oxigênio no sangue. Estudos da Escola de Medicina da Universidade de Washington (San Louis, Missouri) sugerem que o cobre poderia desempenhar um papel na aprendizagem a na memória. Cientistas acreditam que o cobre é em parte responsável pelo controle da força ou intensidade das conexões entre os neurônios.

Estes resultados coincidem com pesquisas anteriores que defendiam a tese de que a deficiência de cobre poderia deteriorar o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro.
Outros alimentos ricos em cobre são as ostras, sementes de gergelim, cogumelos, passas e batatas.

Fonte: http://www.orlandosentinel.com/

Como curar ossos quebrados?

http://www.mediniche.com/fracture.html
 
O COBRE AJUDA A FORMAÇÃO DE COLAGENO

Como cura da fratura, ele pode ser útil para ter uma saúde óssea complementar , a fim de assegurar a disponibilidade de nutrientes essenciais e prover o apoio nutricional extra durante o processo de cicatrização.
























As pessoas que são deficientes em cobre
são mais suscetíveis a fraturas
http://www.c0redump.org/bone_mending/

Aprenda cinco passos simples para acelerar o tempo de cicatrização óssea de fraturas. Dra. Susan E. Brown :..Zinco, cobre, cálcio, fósforo, silício...
www.womentowomen.com/bonehealth/speedbonefracturehealing.aspx

A pesquisa do laboratório descobriu que cobre promove a mineralização óssea e...ramificações se estendem além da saúde óssea osteoporose e fraturas...


www.vitanetonline.com/forums/1/Thread/1059
 
Sinais e sintomas de deficiência de cobre são: anemia, fratura óssea, a osteoporose, a hipotermia, baixa contagem de células brancas do sangue, batimentos cardíacos irregulares,...


www.brighthub.com/health/diet-nutrition/articles/76960.aspx









Atualmente estão sendo enviadas peças de roupa confeccionadas com o metal vermelho aos 33 mineradores soterrados na Mina San José (Chile), com a finalidade de mantê-los livres de infecções e fungos. Isto acontece graças às propriedades bactericidas do cobre. É a primeira vez que roupas de cobre estão sendo usadas para proteger a saúde de um grupo de pessoas submetidas a situações limites. A propriedade bactericida do cobre está cientificamente comprovada e certificada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA.


No dia 22 de agosto, 33 mineradores chilenos soterrados a mais de 700 metros de profundidade foram encontrados na mina San José, perto da cidade Copiapó (de onde se extrai ouro e cobre). Desde então, inúmeras atitudes vêm sendo tomadas pelo governo chileno a fim mantê-los nas melhores condições possíveis, enquanto durarem os trabalhos de resgate.

Preservar seu estado de saúde tornou-se a tarefa primordial para as autoridades. Por este motivo, após estabelecer os processos de reidratação e alimentação pertinentes ao caso, uma das primeiras medidas tomadas foi o envio de roupas confeccionadas com cobre (camisetas e meias) com a finalidade de evitar infecções de diversos tipos. Isto devido ao ambiente hostil em que se encontram e ao fato de não haver uma data clara de quando poderão ser resgatados. Um quadro geral das condições nas quais estes homens se encontram é o seguinte: uma cavidade em que não chega luz natural, a mais de 700 metros embaixo da terra, com 35º C de temperatura constante e muita umidade. Características que tornam este espaço uma verdadeira incubadora de bactérias e fungos.

Nessas condições, não seria de se estranhar que adquirissem infecções, fungos nos pés e doenças de pele, entre outras, sobretudo se considerarmos que os 33 mineradores podem ficar até quatro meses vivendo nesse ambiente. Portanto, é indispensável lançar mão dos mecanismos existentes para proteger o máximo possível sua saúde. Neste contexto, o cobre é usado por causa de suas aplicações mais recentes e eficientes como bactericida, sendo a primeira vez que está sendo usado na proteção da saúde de um grupo de homens expostos a situações limites.

Vale lembrar que o cobre está presente praticamente em tudo em nossa vida diária: tubulações de água e gás, duchas, telefones celulares e inclusive em nossas roupas. Mas não se trata só de uma moda ou tendência. A incorporação do metal vermelho em certas peças de vestir se justifica de forma relevante: suas propriedades bactericidas.

Em 2008 a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) aprovou as propriedades bactericidas do cobre, autorizando 275 ligas. No Chile, a International Copper Association (ICA), seguindo os parâmetros de medição e metodologia utilizada pela agência americana, aplicou o estudo no Hospital de Calama. Os resultados foram concretos em todas as superfícies nas quais o cobre foi aplicado (barras e estruturas de camas, mesa do paciente, porta-soros, braços de cadeiras de visitas e as canetas que as enfermeiras usam), a quantidade de bactérias foi reduzida entre 82% e 92%.

Esta grande notícia veio abrir um novo nicho no qual o cobre poderia potencializar seus usos além da grande, média e pequena mineração. Por isso estão sendo fabricadas maçanetas, mesas, chaves, travesseiros e até meias com cobre.

No que diz respeito à função do cobre na preservação do estado de saúde dos mineradores, Hernán Sierralta (diretor de Comunicações da International Copper Association Latinoamérica - ICA), afirma:“Sem dúvida o cobre, graças às suas propriedades bactericidas, contribuirá de maneira importante para preservar a saúde física dos mineradores soterrados, assim como ocupa e ocupará um lugar importante na eliminação de bactérias em hospitais e lugares públicos”.
Está sendo estudada a viabilidade de que o cobre tenha presença real e concreta em hospitais (principalmente em salas UCI e UTI), serviços de transporte públicos (corrimãos de ônibus e escadas de metrô, entre outros) e outros lugares de alto tráfego para reduzir a contaminação em cadeia.


Roupas e produtos com cobre seriam a solução
para patologias infecciosas


Crise de saúde, uniformes militares até a poderosa Missão Espacial da Nasa têm em
comum o uso de um produto: o óxido de cobre, um poderoso agente antimicrobiano 
que está sendo utilizado nos mais diversos tipos de vestimentas para deter a propagação
de ácaros, bactérias e fungos.

Atualmente a empresa Cupron produz roupa, implementos para evitar graves infecções
e alergias, e inclusive roupa para militares para evitar patologias próprias da guerra.
O cobre poderia ajudar a melhorar uma crise de saúde espalhada por todo mundo, produzida
principalmente pelo inaceitável número de pacientes que morrem ou sofrem de feridas perenes por causa de infecções contraídas em hospitais.

Como mínimo, dos 2.000.000 de pacientes que contraem infecções, 100.000 morrem em hospitais
norte-americanos a cada ano como resultado dessas afecções. Os hospitais no Reino Unido e Irlanda, e em outras localidades estão experimentando a mesma crise.

Recentemente, demonstrou-se que os lençóis, que estão em contato direto com a pele dos pacientes e sua flora bacteriana, são uma fonte importante de infecções.
Cupron uma pequena empresa privada com base em Carolina do Norte, está desenvolvendo tecidos e outros materiais usando tecnologia patenteada com um ingrediente poderosamente antimicrobiano: óxido de cobre. Lençóis, fronhas, roupa de cama, meias e cortinas fabricados com tecidos impregnados podem reduzir a alta taxa de infecções mortais que bactérias, fungos e micróbios produzem. A companhia planeja além de oferecer luvas de látex impregnados para pessoal que opera em salas.

Segundo Jeff Gabbay, inventor da tecnologia: “Somos o único produto antibacteriano, antifungicida
e antiviral aceito pela Nasa e estamos envolvidos em alguns aspectos do processo da Missão Espacial”.
A partir de uma intensa investigação de Cupron e estudos publicados, o óxido de cobre demonstrou cortar drasticamente a vida dos gérmenes, vírus, fungos e ácaros do pó, e inibir sua produção. “Isto é uma vantagem, porque não ficam mutações perigosas que possam sobreviver ao contato do óxido de cobre”, explica Gabbay.

Ajuda para os diabéticos

A empresa está trabalhando com a corporação Renfro, um dos maiores fabricantes de meias dos
Estados Unidos, para oferecer produtos que contenham óxido de cobre e assim ajudar os milhões
de diabéticos tipo 2 (130 milhões no mundo) que podem desenvolver infecções nos pés, as
quais se não forem tratadas apropriadamente podem ter graves conseqüências. Espera-se que as
meias com solado tecidos com fibras tratadas para prevenir o pé de atleta apareçam no comércio
este ano. Em conseqüência de que os soldados em combate não podem trocar suas meias, os objetos
realizados com óxido de cobre, poderiam ajudá-los a evitar o tão temido “pé de trincheira”.
 
Além disso, entre o 15 –20% da população sofre de “tinea pedis”. Embora esta infecção provocada
por fungos não é usualmente perigosa, pode causar moléstias, ser resistente a certos tratamentos
e espalhar-se a outras partes do corpo e inclusive a outras pessoas. Os pés afetados podem ser infectados secundariamente por bactérias. “Descobrimos - como conta Gadi Borkow, virólogo do Cupron-, que as meias impregnados com cobre podem ser úteis ao tratar esta doença. Houve uma melhoria significativa, estatisticamente falando em 56 pacientes tratados, dos quais 40% eram diabéticos. Este estudo incluiu eritema, queimaduras, ardência, edema, erupções, fissuras e mau cheiro”, detalha.

As luvas de trabalho com óxido de cobre usadas por aqueles que preparam comidas comercialmente
poderiam ajudar a controlar a propagação de patogênicos daninhos. As luvas poderiam ser reforçadas com fibras de metal que previnem cortes a quem utiliza facas afiadas, tais como os trabalhadores de matadouros.

Ofertas Futuras

Algumas das futuras ofertas do Cupron incluem: roupa interior tratada, que poderia ajudar às
mulheres a evitar infecções íntimas; impregnar as cerdas das escovas de dente, logo depois de
que investigações recentes começam a vincular infecções da boca com doenças cardíacas;
impregnar fraldas para evitar a alergia da fralda; filtros para as máquinas que bombeiam sangue
durante intervenções cirúrgicas ao coração e filtros para sistemas de ventilação em aviões e construções onde o ar carregado com gérmenes e vírus é reciclado.

“Os uniformes militares atuais recolhem patogênicos que podem ser introduzidos profundamente
nos corpos daqueles feridos de bala e metralha”, segundo Gabbay. Assim, os uniformes feitos de tecidos impregnados seriam muito menos propensos a causar infecções nos feridos.

Não há perdas devido a lavados

Os materiais criados com esta tecnologia não perdem seu poder antimicrobiano se forem lavados
freqüentemente, como acontece nos hospitais. O óxido de cobre usado pelo Cupron é moído
até alcançar um mícron de diâmetro. Os tecidos e outros materiais impregnados com o óxido
mostram uma cor acobreada muito pálida. O óxido não troca a textura dos tecidos- mantêm-se
suaves. De fato, o hospital Herzog em Israel está experimentando tecidos tratados pela empresa.

Combatendo alergias

A asma e as alergias são problemas de saúde comuns a todo mundo. estima-se que 15% da
população geral sofre de um ou mais desordenes alérgicos, dos quais a rinite alérgica é o mais
comum. Esta afeta a um número estimado de 20 a 40 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.
Do mesmo modo, 15 milhões de norte-americanos têm asma, incluindo quase cinco milhões de
meninos. Gabbay afirma que “os produtos feitos com tecidos tratados pelo Cupron, tais como
cobertores e colchões podem prevenir a propagação de pequenos ácaros que causam estes problemas”
explica. A empresa além disso, está desenvolvendo plástico sólido que contém óxido de cobre para estas aplicações como os punhos de condução dos carros de supermercado.

http://www.procobre.org/pr/pdf/cp_01.pdf


Fibras de roupa com cobre e zinco
ajudam a reduzir o tecido adiposo


A gordura acumulada na zona do estômago é muito difícil de ser eliminada. Os especialistas concordam que eliminar essa gordura requer uma dieta e muito exercício, mas essas medidas não aseguram seu desaparecimento.

Uma nova roupa criada na Itália promete ajudar a “aliminar a celulite e a gordura corporal”, ela se chama Texenergy e parece shorts para andar de bicicleta que cobre a cintura e chega aos joelhos. A parte sobre a cintura dá suporte lombar, o que é muito bom para o usuário que sofre de dor nas costas.

A peça está confeccionada com um tecido que contém fibras de cobre, zinco e silicone tecidas com fibras muito delicadas. A combinarção destas fibras cria uma pequena corrente elétrica que estrimula a microcirculação nas veias, ajudando a eliminar o tecido adiposo da gordura localizada.

Uma jornalista chamada Eu Hooi Khaw, da Malasia, utilizou a roupa durante tres semanas, oito horas por dia. O resultado? O que costumava ser um punhado de gordura ao redor de seu estômago reduziu-se à metade: “minhas calças parecem ter alargado ao redor da cintura, e a pele seca do estômago está mais suave.” explica.

“A pele das minhas coxas está mais suave, me dei conta uma semana depois de começar a usar o traje. Devo persistir com o uso dele pelo menos oito semanas, de acordo a um estudo conduzido pela especialista em alergias e desmatóloga Dra. Marisa Mosca e a farmacêutica Dra. Cláudia Rona” destaca. A dupla levou a cabo o estudo que explorou os benefícios da metalterapia para o trabamento da celulite em 21 mulheres entre 21 e 65 anos, em cujas coxax a celulite havia se desenvolvido da etapa 1 à 4. A celulite é a típica pele de laranja que se localiza geralmente atrás das coxas e as vezes nos braços, e que é causada por uma mudança na microcirculação e no sitema linfático que se torna menos aficiente.

Tudo isso é piorado pela acumulação de toxinas e componentes que foram metabolizados, como o açúcar, lipídios e proteínas que se armazenam nas células gordurosas como triglicerídios.

A metalterapia é uma antiga terapia na qual os metais são dispostos em várias partes do corpo para curar.

O cobre e o zinco provocam a bioestimulação para regenerar a micro-circulação e ajudar a remover os líquidos acumulados e a gordura. O cobre, principalmente, é um bom condutor de calor e estimula micro-nutrientes nos tecidos.

As 21 mulheres do estudo estavam saudáveis, não tinham hipersensibilidade à peça e não mudaram sua ingestão de alimentos nem suas atividades físicas usuais. Elas usaram a roupa durante oito horas semanas por oito semanas.

Durante o estudo se utilizaram métodos não invasivos para verificar a grossura da pele, sua temperatura, elasticidade e microcirculação. Após quatro semanas usando a roupa, se observaram mudanças positivas, com rápido efeito aparente de emagrecimento. As mulheres que estavam sendo estudadas não tinham nenhuma queixa e observaram que roupa era confortável, inclusivo nos dias quentes.

De acordo com G.B Tosini, diretor de vendas de Gafitex, a empresa que comercializa a roupa nos EUA, na Europa, no Japão e na Rússia, “a peça ajuda também às mulheres que sofrem com a retenção de líquidos durante o período menstrual.”

Terapia para a dor

A roupa Texenergy foi provada pela primeira vez há 20 anos em hospitais para tratamento contra a dor : “inicialmente para dor nos quadris e nas costas. Logo se descobriu que além disso era boa para a celulite”.
Tosini esteve em Kuala Lumpur recentemente com a Dr. Etienne Fruh, quem apresentou um trabalho sobre Texenergy como uma nova terepia alternativa sem drogas. Isto aconteceu na Quarta Conferência e Mostra de Medicina Estética e Anti-idade realizada na Malásia.
Fonte:  http://www.nst.com.my/


La Metaloterapia:
metales usados para rejuvenecer y bajar de peso


Los productos a base de cobre, plata y oro son utilizados para tratamientos anti-age, reducción, anticelulitis y reafirmantes.
La Metaloterapia es una antigua ciencia, que se combina con éxito en las últimas tecnologías para la salud, la estética y el bienestar de los pacientes.

Los productos a base de cobre, plata y oro son utilizados para tratamientos anti-age, reducción, anticelulitis y reafirmantes, ya que ayudan a reactivar la circulación, combaten la oxidación celular, eliminan toxinas y líquidos que se encuentran en exceso.
Estos son los beneficios de los metales ocupados en Tratamientos Estéticos:

Oro
La propiedad más sobresaliente del oro aplicado a la cosmética es la lucha contra el envejecimiento celular.
El oro ayuda a reforzar las defensas naturales, nutre la piel y crea un escudo protector que previene el envejecimiento prematuro. Aunque no todos sus beneficios se centran en la regeneración celular: la luminosidad es un factor importante los destellos dorados aportados por este metal precioso son inigualables, dejando la piel resplandeciente.

El Cobre
El metal rojo es fundamental para conservar la juventud y elasticidad de la piel.
El consumo de alimentos ricos en cobre ayuda a prevenir las estrías, que tantos dolores de cabeza provocan a millones de mujeres en el mundo.
El cobre no sólo es un buen cicatrizante, también combate los radicales libres y suaviza la piel, especialmente si existe una irritación, y también reconstruye el colágeno.

La Plata
Actúa como un excelente antioxidante celular y antienvejecimiento cutáneo.
Un tratamiento basado en sus partículas puede eliminar toxinas y líquidos que se encuentran en exceso, tonificar la piel y ayudar a reducir la grasa corporal.


TRABALHAR COM OS METAIS É TRABALHAR COM O MACROCOSMOS




20/Março/1993 - 1 - À medida que progride no trabalho com o pêndulo, o aprendiz dá-se conta de alguns factos mais ou menos interessantes:

- Tocar nos 7 metais (alquímicos) é tocar nos planetas

- Entrar em ressonância com o «microcosmos» dos metais é entrar em ressonância com o «macrocosmos» dos planetas

- A autoterapia pela informação vibratória dos metais não tem riscos de toxicidade e pode trabalhar-se eternamente sobre o mesmo grão de metal, sem gastar matéria-prima(*)

- Receber a informação vibratória dos metais equivale e receber a terapia homeopática, que é, no fundo, a informação vibratória da substância [ um problema a investigar: se é assim na homeopatia, como será na metaloterapia quanto aos metais antagonistas?]

- É de supor que o trabalho com os metais, recebendo deles a informação vibratória de que os órgãos, um a um, necessitam, constitua antídoto específico contra a intoxicação ambiental por todos esses metais, nomeadamente os pesados - Cádmio, Chumbo, Mercúrio - e os mais tóxicos como o Bismuto (*)

Ao concluir estas e outras realidades, o operador, neófito ou Aprendiz verifica que trabalhar os metais com o pêndulo é trabalhar com todas estas potencialidades e possibilidades no mundo vibratório.

2 - Ponto particularmente interessante é o que se refere à pureza dos metais: os que se encontram comercializados, habitualmente sob a forma de jóias ou de «bijouterie», apenas procuram efeitos decorativos ou estéticos sem preocupações de carácter terapêutico ou vibratório.

Impunha-se que, para o trabalho com o pêndulo, os metais à disposição fossem de garantida pureza. Mas ao operador será possível verificá-lo através do seu trabalho com o pêndulo ou - se se preferir - pesando o metal e verificando se o seu peso específico coincide com o que as tabelas estabelecem.

Daí que neste folheto de instruções se indiquem esses pesos para que os mais desconfiados possam testar (confirmar) a pureza dos metais utilizados.

3 - Recapitulando, de novo, a lista de correspondências entre metais alquímicos e planetas, temos:

Chumbo = Saturno

Estanho = Júpiter

Ferro = Marte

Ouro = Sol

Cobre = Vénus

Mercúrio = Mercúrio

Prata = Lua



Metais filosóficos:

Enxofre

Mercúrio

Sal







Poderão recapitular-se correspondências vibratórias mais alargadas como por exemplo[ Ver quadro]:

Saturno -> Júpiter -> Marte = Sistema neuro-sensorial = Raiz (plantas) - Baço Pâncreas -> Ossos-> Fígado,

Júpiter = Cérebro, Pulmões

Marte = Vesícula Biliar

Sol -> Vénus = Sistema rítmico = Caule -> Folhas - Ouro

Sol = Coração -> Circulação -> Sistema reticulo-endotelial

Vénus = Rins e veias = Cobre

Mercúrio -> Lua = Sistema metabólico = Flor -> Fruto

Mercúrio = Glândulas -> Mucosas -> Cérebro -> Mercúrio

Lua = Sistema genital -> Pele = Prata



Recapitulando também os símbolos químicos dos metais alquímicos, temos:

Chumbo - Pb

Estanho - Sn

Ferro - Fe

Ouro - Au

Cobre - Cu

Mercúrio - Hg

Prata - Ag



Além dos sete metais alquímicos, outros começam a revelar-se terapeuticamente importantes, tais como:

- Antimónio

- Bismuto

- Cobalto

- Crómio

- Magnésio

- Manganés

- Níquel

- Zinco

- ...

A investigar, é a relação dos signos zodiacais com os metais: quais deles correspondem a quais deles?

4 - No livro «Le Langage Vibratoire de la Vie», Etienne Guillé alarga para 13 o número de metais que teriam interesse para o processo alquímico da iniciação pela radiestesia, escrevendo palavras de antologia:

«As células sãs sabem transformar os elementos do mundo AE em elementos do mundo EA. E é nomeadamente o que fazem, com os 13 elementos metálicos absolutamente necessários à sua fisiologia: Manganés, Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre, Zinco, Estanho, Antimónio, Prata, Chumbo, Bismuto, Mercúrio e Ouro.

«Pelo contrário, as células tumorais não sabem fazer esta «alquimização». Resulta daí que num tratamento eficaz do cancro, será preciso devolver às células do hospedeiro que teve um cancro, as suas capacidades para alquimizar os 13 metais que lhe são necessários.

«A origem da Alquimia parece-me totalmente dependente da existência destas 2 famílias de elementos. Trabalhando sobre os elementos da família AE, os alquimistas da Idade Média tentavam devolver a este o bom EAAE, no bom lugar, na sequência AEIOUY (Iolt) (Jold) que provém da substância primordial: o NOU dos antigos egípcios. É aliás por esta razão que partiam de substâncias como o sulfureto de antimónio e o Mercúrio, que estão, com efeito, na encruzilhada dos caminhos entre os dois mundos AE e EA e, portanto, teoricamente mais fáceis a fazer passar da família AE para a família EA.»

5 - Foi também estabelecido por Etienne Guillé o papel dos iões metálicos na teleacção das sequências repetidas sobre o gene estrutural do ADN e consequentemente no processo alquímico de transmutação da célula:

Iões metálicos com «increasing affinity» relativamente aos fosfatos (Binding site): Lítio (Li +) Na+ K+ RB+ Cs+ Mg2+ Ca sr2+(?) Ba2+ - Fe3 +

Iões metálicos com «increasing affinity» relativamente aos fosfatos e bases: Co2+ Ni2+ Mn2+ Zn 2+ Cd2+ Pb2+ Cu2+ -( Fe2+)

Iões metálicos com «increasing affinity» nas bases (cadeia): Ag+ Hg 2+

6 - Recomendações (avulsas) da oligoterapia para disfunções orgânicas e psíquicas:



TRATAMENTOS DO TERRENO ORGÂNICO EM FUNÇÃO DOS CINCO ELEMENTOS CHINESES



FOGO -> Manganés+Cobalto

TERRA -> Zinco+Níquel+Cobalto

METAL -> Manganés+Cobre

ÁGUA -> Cobre+Ouro+Prata

MADEIRA -> Manganés



CASOS ESPECÍFICOS



- INSUFICIÊNCIA DA MEMÓRIA:

- Alumínio

- Silício

- Zinco+Cobre



- INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA:

- Manganés

- Enxofre

- Níquel+Cobalto



- REUMÁTICO:

- Manganés+Cobalto

- Fósforo (tensão nervosa)

- Flúor

- Cobre+Ouro+Prata

- Magnésio (Protector da célula nervosa)



7 - Aproveita-se para deixar aqui uma relação dos 45 metais mais importantes do ponto de vista (oligo)terapêutico, alfabetados pelos seus símbolos químicos e grau yin-yang [ conferir gravura Nº______, espiral dos metais]:

- ag - prata - yang 3

- al - alumínio - yin 4

- as - arsénio - yang 3

- as - arsénio - yang 4 (?)

- au - ouro - yin 1

- bi - bismuto - [gravura não refere]

- cd - cádmio - yin 2

- co - cobalto - yin 3

- cr - crómio - yang 4

- cu - cobre - yang 4

- f - fluor - yin 5

- fe - ferro - yin 3

- ge - germânio - espiral não refere

- h - hidrogénio - yang máximo (espira 7)

- hg - mercúrio - yang 2

- i - iodo - yang 3

- k - potássio - yin 3

- mo - moliobdénio - yin 2

- n - azoto - yin 5

- na - sódio - yang 5

- ni - níquel - yang 3

o - oxigénio - yin 5

- pb - chumbo - yin 1

- pd - paládio - yang 3

- pt - platina - yang 2 - [junto ao centro da espiral]

- pu - ? - yin - [junto ao centro da espiral

- ra - rádio - yin 1

- rn - radão - yin

- s - enxofre - yin 4

- se - selénio [ gravura não refere]

- si - silício - yin 4

- sn - estanho - yin 2

- th -tório - [yang no centro da espiral

- w - tunsgsténio - yin 2

- zn - zinco - yin 3



8 - (*) Se se confirmar para os Oligoelementos o mesmo princípio dos antagonistas/semelhantes que se verifica na Homeopatia, estamos â beira de uma das descobertas mais sensacionais a que radiestesia alquímica pode conduzir: é que seria então possível, trabalhando com o Pêndulo um determinado metal, fazer profilaxia contra a intoxicação do referido Metal e mesmo expulsão do que eventualmente exista no organismo em teor tóxico: assim sendo, temos resposta vibratória e apenas vibratória a um dos maiores flagelos do nosso tempo, que é a intoxicação/poluição química por metais pesados, por medicamentos, por agroquímicos, etc.

9 - «Yves Rocard (38) mostrou que os seres humanos possuem 12 receptores situados simetricamente sobre o seu corpo: ao nível dos tendões, dos músculos oculomotores, do pescoço, do cotovelo, do músculo lombar, dos músculos do joelho e do tendão de Aquiles (calcanhar)» (in LVV, 110).

10 - Eis um texto de Etienne Guillé que comenta o quadro do ponto 5 desta lição:

«Eis uma figura, um quadro aliás, ilustrando o que vos dizia há bocado, quer dizer, como chegámos a mostrar que os metais estavam presentes nas moléculas de ADN, onde eles se fixaram, qual eram as afinidades para tal ou tal sítio.

Este quadro (e aqui insisto muito) é um quadro obtido «in vitro», quer dizer que os investigadores isolaram moléculas de ADN ou as compram no comércio. Porque, desde há anos, o ADN está à venda, é mesmo utilizado para terapias, o ADN de algas em particular.

Estuda-se então, com técnicas clássicas, como os metais se vão fixar nessas moléculas; temos ligados aos fosfatos - como eu dizia há pouco - sódio, potássio, césio, rubídio, magnésio, etc; o ferro levanta alguns problemas; sabemos que temos muito ferro no nosso ADN mas é um problema puramente físico-químico. Uma equipa russa conseguiu demonstrar que havia efectivamente esse ferro mas que era muito difícil estudá-lo «in vitro». E vemos também que há lítio; ora devem com certeza saber que certas perturbações psíquicas são tratadas com lítio, põe-se a questão de saber até onde vai esse lítio? Eu penso que ele vai até ao ADN; aliás, já se utilizam técnicas com lítio radioactivo, o que mostrou bem que o lítio atinge o ADN; é a parte aqui que correspondia completamente ao esquema A.

A parte inferior ligada às bases é a parte do mercúrio; vêem que são metais tipicamente alquímicos, a prata e o mercúrio fixam-se unicamente nas bases; sabemos muito bem sobre quais bases. São, aliás, esses dois metais que os laboratórios utilizam para separar as sequências repetidas das sequências únicas, é uma técnica fácil; a molécula torna-se pesada pela fixação dos metais e separa-se do conjunto, então a parte intermediária é muito importante.

É a classificação dos metais nas categorias B, C, D e E de há pouco, em função das suas afinidades para as bases; verifica-se que é o Cobre que tem maior afinidade, depois o Chumbo, depois o Cádmio, depois o Zinco, depois o Manganés, etc.

E sempre problemas com o ferro; é aí que nos demos conta de que essa classificação não era anodina; nesses dados nada é devido ao acaso; de facto o Zinco está presente nos nossos enzimas, como a maioria desses metais, aliás, e nas nossas moléculas de ADN, e o Cádmio tem uma afinidade para os sítios onde o Zinco se fixa na vizinhança; assim temos já uma das explicações fundamentais da toxicidade do Cádmio, particularmente do fumo do cigarro: o Cádmio vai ser tomado pelos transportadores de metais que não sabem distinguir o Cádmio do Zinco e ele vai tomar o lugar do Zinco em sítios fundamentais das nossas células; e, a seguir, ele vai pouco a pouco acumular-se, porque concentramos os metais; portanto, quando ficamos anos e anos perto de fumadores, não sofremos nenhuma consequência, salvo que nos esquecemos de que o Cádmio vai ficar em nós e o dia em que teremos um stress psíquico ou outro, o Cádmio - que conservamos ao nível do que se chama os sítios de sequestração dos metais, que são proteínas muito ricas em Enxofre - então o Cádmio vai libertar-se e tornar-se acessível para fazer seja o que for.

Vou descrever o que é o «seja o que for». Quando se estuda o funcionamento dos enzimas de Zinco e quando se substitui o metal Zinco, cuja molécula precisa para funcionar, pelo metal Cádmio e enquanto normalmente existe no ADN um erro em cada 2000 pares de bases (sabem; isto está muito bem feito dentro de nós; há moléculas na matéria viva para corrigir, é como com uma máquina de escrever, corrige-se o erro), ora bem quando o Cádmio está no lugar do Zinco, podemos chegar a um erro em cada 100 pares de bases; imaginam então o que vai acontecer; logo que o Cádmio vai chegar aos sítios importantes, principalmente para a divisão, para a transformação da molécula, etc., vai provocar muitos erros; e é a mesma coisa para o Níquel que toma o lugar do Manganés; e para o Chumbo que toma o lugar do Cobre.

11 - Eis os Minerais, conforme os define uma ficha de enciclopédia:

«Substância de ocorrência natural extraída das minas, incluindo o carvão, petróleo e gás natural. Sob o ponto de vista geológico, são substâncias de origem inorgânica, com composição química mais ou menos bem definida, estrutura e propriedades cristalinas, que entram na constituição das rochas. Dos 300 minerais conhecidos, apenas uma centena são vulgares. Podem ser identificados pela sua cor (que varia com impurezas impregnadas), dureza, brilho, peso específico, forma cristalina e clivagem, ou por análise química e difracção dos raios X. Os minerais são geralmente classificados pelos seus aniões: pela ordem crescente de complexidade, temos: elementos, sulfuretos, óxidos, halóides, carbonatos, nitratos, sulfatos, fosfatos e silicatos. Outros são classificados de acordo com a sua combinação química e estrutural, como sejam arsenatos com fosfatos, etc. Mais recentemente, os minerais são classificados pela sua estrutura topológica.

12 - Eis a definição de metal, segundo a mesma Enciclopédia:

«Elemento com elevado peso específico, elevada capacidade e reflexão à luz (dando um brilho característico quando polido), que pode ser martelado até se obterem folhas finas e trefilado (isto é, é maleável e dúctil) e bom condutor do calor e da electricidade, diminuindo a sua condutividade eléctrica com a temperatura. Cerca de 75% dos elementos químicos são metais mas nem todos têm todas as propriedades metálicas típicas. Na maioria encontram-se como minérios e os que se encontram no estado puro são sólidos cristalinos (o mercúrio, líquido à temperatura ambiente, é uma excepção notável).Os seus átomos perdem facilmente devido à natureza não específica e não direccional da ligação metálica.

Metalóide ou semimetal é um elemento que tem propriedades físicas e químicas intermédias entre as dos metais e as dos não metais. Os metalóides - boro, silício, germânio, arsénio, antimónio, selénio e telúrio - formam uma banda diagonal na tabela periódica. Não têm uma elevada electronegatividade ou electropositividade, e formam óxidos anfotéricos.

13 - No livro «Le Langage Vibratoire de la Vie» (página 50), Etienne Guillé classifica de «metais mutagénicos» os seguintes: Cádmio, Níquel, Mercúrio, Manganés e Molibdénio.